Você e nós, aqui da JFTruck, sabemos o que acontece quando as mangueiras hidráulicas estouram. Além da perda de tempo, a manutenção é mais cara, pois se será corretiva — e não preventiva, como deve ser.
Por isso, quando for trocar as mangueiras do seu caminhão, é muito importante se atentar à qualidade das novas unidades para não ter que trocar novamente em pouco tempo. Isso no melhor cenário, porque também pode acontecer de a mangueira estourar bem antes do que você imagina.
Então, veja neste artigo 5 dicas que separamos para atestar a qualidade das mangueiras hidráulicas para o seu caminhão.
Partes das mangueiras hidráulicas
Antes de falarmos sobre os fatores que apontam a qualidade das mangueiras hidráulicas, vamos relembrar as três partes de cada mangueira?
Tubo
O tubo é a camada interna das mangueiras e é feita de borracha sintética. Digamos que seja “a mangueira de fato”, pois é por onde o fluido passa. As demais partes da mangueira servem para manter sua integridade.
Uma coisa importante a destacar é que o tubo precisa ser compatível com o tipo de fluido que se pretende passar. Na página dos modelos de mangueiras hidráulicas que oferecemos aqui na JFTruck, colocamos o tipo de aplicação ao qual a mangueira é direcionada.
Reforço
Essa é a primeira parte da proteção do tubo. Trata-se, literalmente, de um reforço para aguentar a pressão do fluido. Ele pode ser feito tanto de fios de aço como de material têxtil — e ambos podem ser trançados ou espirais.
Cobertura
Por fim, temos a cobertura, que é a parte externa e visível da mangueira hidráulica. Sua função é proteger o reforço e o tubo contra ações químicas, abrasões e/ou qualquer agente externo que possa danificá-los, como:
- Torções;
- Fogo;
- Sujeira;
- Raios UV;
- Temperatura; etc.
Verificando a qualidade de uma mangueira hidráulica
Agora que reforçamos a estrutura das mangueiras hidráulicas, veja, abaixo, 5 itens para considerar ao verificar a qualidade e fazer uma escolha que solucione o seu problema definitivamente, e não de maneira provisória.
- Certificações
Comece verificando se a mangueira passou em todas as normas e testes de qualidade e segurança requisitados pelos órgãos competentes. Mangueiras de pressão, por exemplo, possuem as normas SAE e EN 853.
- Rigidez
Se a mangueira for muito rígida, não significa apenas que sua instalação será mais complicada, mas também que a qualidade do material não é muito boa. Pelo menos um mínimo de maleabilidade é necessário.
O curioso é que o extremo oposto também é algo negativo. Se a mangueira for muito maleável, terá mais propensão a estourar em pouco tempo de uso (além de comprometer o fluxo hidráulico ao dobrar-se). Este também é um sinal de que a qualidade da mangueira é ruim.
- Raio de curvatura
Quanto maior o raio de curvatura da mangueira hidráulica, mais o seu uso será limitado. Isso não tem a ver, portanto, com a qualidade da mangueira em si, mas com a sua versatilidade e aplicabilidade.
Opte por mangueiras com o menor raio possível, para que não tenha problemas na hora de instalar.
- Cobertura fina
Você precisa observar a espessura da cobertura da mangueira antes de comprar. Se ela for muito fina, o desgaste ocorrerá mais rapidamente e uma ruptura da mangueira será evidente.
- Prensa
Se a prensa estiver um pouquinho folgada, haverá vazamento do líquido pela conexão, além da possibilidade da mangueira se desprender. Por outro lado, quando a prensa está muito apertada, prejudica o fluxo e, consequentemente, o desempenho geral da máquina.
Portanto, não deixe de se atentar à condição da prensa porque ela afeta a eficiência da mangueira e de sua qualidade de modo geral.
Mangueiras hidráulicas da JFTRUCK
Aqui na JFTruck, você tem 4 modelos de mangueira hidráulica para escolher, de acordo com o que seu modelo de caminhão, trator ou equipamento requer. Atenção ao tipo de fluido aos quais elas se destinam.
Mangueira SAE 100 JFTRUCK – R1/R2
Construídas para circuitos hidráulicos de média pressão, as mangueiras SAE 100 R1 e R2 da JFTRUCK possuem um tubo interno de borracha sintética NBR, um reforço com fios de aço trançados e uma cobertura também em borracha sintética NBR (enfaixada).
Ela atende às normas SAE 100 R1 e EN 853 1SN e suportam temperaturas de -40ºC a 100º para óleo e derivados de petróleo.
Mangueira SAE 100 JFTRUCK – R3
Voltada a circuitos hidráulicos de baixa pressão, as mangueiras SAE 100 R3 possuem tubo interno e cobertura em borracha sintética NBR e dois trançados de fios sintéticos como reforço.
Também atende às normas SAE 100 e performam muito bem em temperaturas de -40ºC a 100ºC.
Mangueira SAE 100 JFTRUCK – R7
As mangueiras SAE 100 R7 são para circuitos hidráulicos de alta pressão. O tubo interno e a cobertura são de nylon e sem costura, enquanto o reforço é um trançado de fios sintéticos. Também atende às normas SAE 100.
Ainda sobre a cobertura, há dois tipos: condutiva e não condutiva. A primeira é em uretano e na cor laranja, enquanto a segunda é em poliuretano e vendida na cor preta.
Por fim, no que se refere à temperatura, o alcance também é de -40ºC a 100ºC.
Mangueira SAE 100 JFTRUCK – R12/R13/R15/R17
As mangueiras R12, R13 e R15 são de pressão super alta, enquanto o R17 é para pressão alta. Todas contam com tubo interno e cobertura em borracha sintética NBR (com exceção do R13, cuja cobertura é em borracha sintética CR).
Os modelos R12, R13 e R15 suportam temperaturas de -40ºC a 120ºC, enquanto o R17 para nos 100ºC.
Muito cuidado com a escolha
Caso você ainda tenha dúvida, é muito importante saná-las antes de fazer a adesão. Uma escolha mal feita pode, no pior dos cenários, danificar permanente o comando.
É por este motivo que nós sempre nos colocamos à disposição para te fornecer todas as informações de que você precisa. Olhando para o “copo meio cheio” agora, uma mangueira apropriada e transportando fluidos compatíveis com seu tubo pode chegar a até 10 anos antes de requerer uma substituição.
Ou seja: o investimento (tanto de dinheiro como de tempo em pesquisa) vale muito a pena. Então clique aqui para entrar em contato conosco agora mesmo!
Escrito por Gunnar Santos