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Como devo observar se o comando hidráulico do meu caminhão está funcionando bem?

Para garantir um bom funcionamento dos comandos hidráulicos, é fundamental uma instalação correta do sistema. São eles que vão direcionar o fluxo do óleo para os mais variados atuadores, como cilindros, bombas e motores da máquina.

No entanto, após determinado tempo de uso, pode acontecer lentidão no sistema. Então, como saber se o sistema hidráulico está funcionando corretamente?

Para esclarecer esta dúvida, fizemos este conteúdo para você entender o que precisa fazer para verificar se o seu comando hidráulico está funcionando bem. Acompanhe!

Verifique o aquecimento do comando hidráulico

Primeiramente, é necessário verificar o aquecimento. Algumas vezes o sistema está tão quente que não se pode nem colocar a mão. No entanto, saiba que existem 3 razões para isso. Veja:

  1. Nível de óleo

O primeiro fator que você precisa observar é se tem óleo suficiente para que os comandos hidráulicos funcionem corretamente. Embora se trate de um procedimento diário que um bom operador verifica com frequência, pode acontecer de ele esquecer deste detalhe.

Mas, se você já verificou o óleo e percebeu que o nível está correto, observe as condições deste óleo, referente a contaminação e viscosidade. Afinal, existe um período de troca recomendado pelo fabricante que você precisa seguir rigorosamente para que tudo funcione da maneira correta.

Vale ressaltar que quando se opera máquinas em climas ou locais muito úmidos, o óleo se contamina pela umidade, portanto, o período de troca nessas condições precisa ser mais curto. 

Deste modo, um óleo contaminado assume uma aparência mais encorpada e afeta todo o funcionamento do sistema de comandos hidráulicos, desde a bomba, que terá uma sobrecarga, até os pistões, que responderão mais devagar.

  1. Filtro de óleo defeituoso

Após verificar as condições do óleo, observe também se os filtros estão limpos, pois quando estes componentes se encontram com obstruções todo o sistema sofre danos. Portanto, confira com cuidado, porque pequenas sujeiras podem estar atrapalhando.

Inclusive, é por isso que ressaltamos a importância da Manutenção Preventiva, uma vez que os sistemas hidráulicos possuem menos componentes que conjuntos mecânicos — e, consequentemente, levam menos tempo para realizar uma manutenção. 

Vale lembrar que uma manutenção preventiva é muito mais econômica do que as medidas corretivas. Por isso, não se descuide desta ação.

  1. Espessura incorreta da mangueira

Por fim, outro detalhe que pode ser o motivo do aquecimento dos comandos hidráulicos pode ser a espessura da mangueira. Isso porque, caso ela esteja muito fina, causa danos no retorno.

Além disso, com a espessura menor que o recomendado, ela acabará dobrando quando um segundo comando for aplicado, comprometendo todo o fluxo. Logo, o ideal é que a mangueira seja de ¾, para que o operador consiga executar movimentos duplos (como erguer e girar um guindaste ao mesmo tempo, por exemplo).

Vale lembrar que tanto as mangueiras de entrada como as de retorno para o tanque precisam ter a mesma espessura. Afinal, a vazão precisa ter ao menos ¾ em ambas as direções. Isso é ainda mais importante para caminhões que trabalham em áreas muito quentes.

Observe as vedações

Confira também as vedações do sistema hidráulico. Elas evitam vazamentos de fluido do cilindro e precisam estar em boas condições para suportar altas pressões e temperaturas extremas para funcionarem corretamente.

Caso verifique que as vedações já estejam desgastadas com pouco tempo de uso, pode ter sido por conta do aquecimento excessivo do óleo ou a presença de abrasivos no fluido. Portanto, observe todos os pontos por onde os abrasivos podem entrar.

Nunca use um óleo não recomendado

Por fim, nunca utilize um óleo não recomendado pelo fabricante. Principalmente, quando ele possui outra viscosidade

Vejamos um exemplo simples para entender mais sobre isso. Se você observar uma gota pingando sobre a água, você conseguirá ver as bordas da água se espalhando. No entanto, na mesma situação com o óleo, as ondas geradas diferem porque elas não atuam da mesma forma.

Apesar de serem dois líquidos diferentes, um dos motivos do óleo não apresentar aquelas ondas como a água, é por conta de sua viscosidade, que é maior.

Agora, imagine você que possui sua máquina que pede um óleo de viscosidade específica. Quando você usa outro de viscosidade diferente, seja maior ou menor, isso irá afetar como esse óleo trabalhará em seu sistema hidráulico.

Deste modo, os comandos hidráulicos poderão ter problemas tanto com óleos de maior viscosidade quanto menores. Então, veja a seguir os principais problemas ao utilizar óleos com viscosidades diferentes do recomendado:

Óleos de maior viscosidade

  • Com uma viscosidade muito alta será difícil de realizar todos os acionamentos necessários. Isso causará uma lentidão em todo o sistema;
  • O óleo terá dificuldades de percorrer todo o sistema, causando perda de força em todas as ações. Assim, a pressão do maquinário irá cair;
  • Pode acontecer de gerar cavitação. Tanto antes da bomba, na parte da sucção — que enfrentou dificuldades para succionar o óleo —, como também após a bomba. Esse problema pode danificar vários componentes do sistema.

Óleos de menor viscosidade

  • Em várias partes dos circuitos hidráulicos existem algumas folgas, extremamente pequenas. Então, ao colocar um óleo com viscosidade muito baixa, pode acontecer de ocorrer vazamento entre os componentes;
  • Esse óleo, por ser mais fino, pode permitir a entrada de partículas que danifiquem todo o sistema;
  • O óleo possui uma camada que serve para lubrificar os componentes metálicos dos comandos hidráulicos. Com uma viscosidade muito baixa, ele não conseguirá lubrificar. Logo, você poderá danificar todo o sistema novamente.

3 tipos de comandos hidráulicos

De fato, os comandos hidráulicos oferecem muitas vantagens devido a sua tecnologia, permitindo um controle do fluxo de óleo e movimentando cilindros e motores como movimentos suaves. 

Por meio deles, você aciona e controla o movimento de diversos equipamentos. Então, que tal conhecer 3 modelos de última geração e excelente qualidade? Veja só:

  1. Comando Hidráulico 1 a 7 sessões JFTRUCK

Para comandos hidráulicos de 20 a 150 libras. Com acionamento pneumático e montagem traseira. 600mn de toque de saída e 11 de taxa de multiplicação de tomada. Saiba mais clicando aqui.

  1. Comando Interno Caçamba JFTRUCK

Comando com chave de acionamento da PTO e alarme sonoro. Kit 100% original, composto por:

  • Bomba hidraúlica;
  • Reservatório cilíndrico;
  • Conj. valvula distribuidora acima do reservatório;
  • Válvula de acionamento pneumático da cabine;
  • Conj. de mangueiras e conexão de alta pressão;
  • Kit de suportes e acessórios.
  1. Comando Hidráulico Interior Caçamba

Válvula Pneumática JFTRUCK 3\3 vias com pressão máxima de trabalho 190 Bar. Confira mais informações nesta página.

Comandos hidráulicos é na JFTruck

Para finalizar, saiba que todos esses equipamentos e ainda outros estão disponíveis na JFTruck, que possui mais de 15 anos de experiência no mercado, trabalhando com equipamentos de qualidade e desempenho superior comprovados em campo.Se está com problemas em seu comando hidráulico e não conseguir resolver com as dicas acima, entre em contato com a gente. Certamente, um profissional qualificado poderá ajudar com sua necessidade.

Confira também dicas de como verificar a qualidade de mangueiras hidráulicas clicando aqui.

Escrito por Katia Ackler

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